Total de visualizações de página

domingo, 17 de abril de 2016

BAÍA DO SOL- MOSQUEIRO representada no Prêmio CLAUDIA 2012

HISTÓRIAS INSPIRADORAS E MUITA EMOÇÃO: PRÊMIO CLÁUDIA 2012

por Movimento Natura 

A noite de 8 de outubro foi muito especial na vida de 19 mulheres criativas e corajosas que usaram ciência, cultura, política, negócios e ações sociais para transformar as suas vidas e a vida de outras pessoas.Finalistas da 17ª edição do Prêmio Cláudia, a maior premiação feminina da América Latina, elas tiveram suas histórias exibidas na cerimônia de entrega e conheceram as vencedoras em cada categoria, numa belíssima festa de reconhecimento na Sala São Paulo, realizada pela Editora Abril, com patrocínio Natura Chronos.
Na categoria especial Consultora Natura Inspiradora concorriam Mariza Catelli, presidente da ONG Cão Viver que trabalha pela proteção de animais abandonados; Maria Ivoneide do Vale, uma das fundadoras do banco comunitário Tupinambá;  Marys Regina Sardá, diretora escolar que introduziu um método de educação ambiental referência para o país que valoriza a vida no campo e  Sônia Spósito Ceneviva voluntária da Associação Sempre Viva que atua na prevenção e no apoio a mulheres com câncer de mama

Finalistas do Prêmio Claudia 2012


Ivoneide, Mariza, Sônia e Marys: Consultoras Natura finalistas
Reconhecidas por suas ações socioambientais no Programa Acolher da Natura, as quatro estavam muito felizes com a oportunidade de participação no Prêmio, pela divulgação de seus trabalhos e já eram consideradas grandes vencedoras pelo fato de estarem ali.


As finalistas da maior premiação da América Latina fazem a diferença e lutam por um Brasil melhor. Elas mostram que com coragem e ousadia, é possível encontrar soluções para os mais variados problemas da nossa sociedade. Conheça as premiadas nas categorias Políticas Públicas, Trabalho Social, Consultora Natura Inspiradora, Negócios, Ciências e Cultura.


MARIA IVONEIDE DO VALE - VENCEDORA - CATEGORIA: CONSULTORA  NATURA INSPIRADORA


Ela foi uma das responsáveis pela fundação, em 2009, do primeiro banco comunitário da Ilha de Mosqueiro, o Banco Tupinambá, um dos primeiros desse formato a surgir na Região Norte. A chegada do banco permitiu o avanço social e econômico e inclusão financeira dos cerca de 7 mil moradores do bairro baía da Sol. Com foco na geração e renda local, os empréstimos oferecidos pelo banco por meios de sua moeda social, o moqueio, já beneficiaram 270 famílias. “Estar aqui já me fazia vencedora. Vencer então nem se fala”, disse .


Maria Ivoneide do Vale (vencedora) e Sr Luiz Seabra (fundador da Natura)


Ivoneide é cearense, filha de agricultores e foi uma das responsáveis pela fundação do Banco Comunitário Tupinambá, um dos primeiros desse formato a surgir na região Norte. Com esta iniciativa, ela vem ajudando mudar a vida dos moradores do bairro Baía do Sol, localizado na ilha de Mosqueiro, em Belém (PA), oferencendo microcrédito e incentivando o desenvolvimento do comércio local. 

"O premio só é uma porta a abrir mais oportunidades. Eu creio que ainda vamos ouvir falar muito daquela comunidade porque vai se tornar um potencial turístico, vamos criar uma rede de bancos, vamos transformar ainda mais a vida daquelas pessoas que não tem oportunidade."  nos disse Ivoneide, entusiasmada, após receber o prêmio. 


Ao inscrever sua história no Programa Acolher, ela nao esperava que fosse ganhar tal proporção e agora se diz ainda mais motivada a criar uma rede de referência em economia solidária. "Na economia solidária, acreditamos no outro, não competimos, todos são iguais, criamos uma rede de cooperação e cada um tem a oportunidade de fazer a comunidade crescer!" 

Fonte / Sites: Natura / Revista Cláudia.

Nenhum comentário: