Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2011

BAÍA DO SOL - ASSOCIAÇAO DE MULHERES PESCADORAS

Os moradores da Baía do Sol receberam neste sábado (16/04)cerca de 30 acadêmicos e 11 professores do Curso de Nutrição do Centro Universitário do Pará (CESUPA)que foram até aquela localidade para desenvolver a primeira ação do curso em parceria com a Associação de Mulheres de Pesca da Baía do Sol..


(Na Foto acima: Viviane, Luciene, Manoelita, Bené Cavallero e Ivan Santos)

Foram duas as atividades realizadas: Avaliação e Orientação Nutricional e Exames Parasitológicos em crianças da comunidade. Na palestra foi ensinado aos moradores a importância da elaboração de produtos extraído a partir dos peixes regional como forma alternativa de alimentos com forte valor nutricional.
Para coordenar a ação o evento contou com a participação das professoras Viviane Viana, do Curso de Nutrição e professora Luciane Brasil, coordenadora do Projeto de Pesquisa.

A presidente da Associação de Mulheres da Pesca Artesanal da Baía do Sol, Manoelita da Silva Carvalho agradeceu em nome da associação a presença dos alunos e professores do CESUPA que estava ali para levar um bem para sua comunidade. Da mesma forma antecipando a fala de Manoelita Carvalho, o agente distrital de Mosqueiro, Ivan Santos também agradeceu a investida do CESUPA em prol dessa gente mais humilde.

E em nome da Associação dos Filhos, Amigos e Moradores de Mosqueiro (ASFAMM), Benedito Cavallero parabenizou a iniciativa do CESUPA e da Associação de Mulheres da Pesca Artesanal da Baia do Sol pelo espírito social e solidário, principalmente no atendimento de crianças daquela comunidade.

A presença do CESUPA na Baía do Sol foi motivada pela falta de um, ou de uma, pediatra para atender os casos que requer a presença deste profissional no Posto de Saúde da Baia do Sol, o que fez a associação de mulhers da pesca buscar um alternativa para amenizar a ausência do profissional especializado em pediatria.

Aproveitando a ocasião, o representante da ASFAMM, Benedito Cavallero informou ao agente distrital, Ivan Santos que já havia contactado com uma pediatra que se disponibilizou em trabalhar no Posto da Baia do Sol, precisando para isto, apenas as providências cabíveis por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), solicitando ao agente distrital que intermediasse esse pleito que é da comunidade.

O evento foi realizado na UEI - Bacuri, onde funciona uma creche e atividades, como artesanatos e outros produtos produzidos pela comunidade.

Fonte : Blogdomosqueiro.

Nenhum comentário: