Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2011

BAÍA DO SOL - ASSOCIAÇAO DE MULHERES PESCADORAS

Os moradores da Baía do Sol receberam neste sábado (16/04)cerca de 30 acadêmicos e 11 professores do Curso de Nutrição do Centro Universitário do Pará (CESUPA)que foram até aquela localidade para desenvolver a primeira ação do curso em parceria com a Associação de Mulheres de Pesca da Baía do Sol..


(Na Foto acima: Viviane, Luciene, Manoelita, Bené Cavallero e Ivan Santos)

Foram duas as atividades realizadas: Avaliação e Orientação Nutricional e Exames Parasitológicos em crianças da comunidade. Na palestra foi ensinado aos moradores a importância da elaboração de produtos extraído a partir dos peixes regional como forma alternativa de alimentos com forte valor nutricional.
Para coordenar a ação o evento contou com a participação das professoras Viviane Viana, do Curso de Nutrição e professora Luciane Brasil, coordenadora do Projeto de Pesquisa.

A presidente da Associação de Mulheres da Pesca Artesanal da Baía do Sol, Manoelita da Silva Carvalho agradeceu em nome da associação a presença dos alunos e professores do CESUPA que estava ali para levar um bem para sua comunidade. Da mesma forma antecipando a fala de Manoelita Carvalho, o agente distrital de Mosqueiro, Ivan Santos também agradeceu a investida do CESUPA em prol dessa gente mais humilde.

E em nome da Associação dos Filhos, Amigos e Moradores de Mosqueiro (ASFAMM), Benedito Cavallero parabenizou a iniciativa do CESUPA e da Associação de Mulheres da Pesca Artesanal da Baia do Sol pelo espírito social e solidário, principalmente no atendimento de crianças daquela comunidade.

A presença do CESUPA na Baía do Sol foi motivada pela falta de um, ou de uma, pediatra para atender os casos que requer a presença deste profissional no Posto de Saúde da Baia do Sol, o que fez a associação de mulhers da pesca buscar um alternativa para amenizar a ausência do profissional especializado em pediatria.

Aproveitando a ocasião, o representante da ASFAMM, Benedito Cavallero informou ao agente distrital, Ivan Santos que já havia contactado com uma pediatra que se disponibilizou em trabalhar no Posto da Baia do Sol, precisando para isto, apenas as providências cabíveis por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), solicitando ao agente distrital que intermediasse esse pleito que é da comunidade.

O evento foi realizado na UEI - Bacuri, onde funciona uma creche e atividades, como artesanatos e outros produtos produzidos pela comunidade.

Fonte : Blogdomosqueiro.

sábado, 16 de abril de 2011

QUEM SE LEMBRA DO BICHO DE SETE CABEÇAS QUE FICAVA NA PRACINHA DE BAÍA DO SOL?

Na pracinha do bairro do Bacuri, em Baía do Sol, havia uma escultura feita pelo artista RAIMUNDO MONTEIRO, de uma raiz de bacurizeiro. O Sr. Raimundo Monteiro era funcionário da Prefeitura de Belém e trabalhava na Escola Lauro Chaves. Em frente a essa Escola fica a praça. O Senhor Raimundo Monteiro, talentoso que era, fazia também escultura em cimento. Me lembro que havia uns sapos com olho de bola de gude (peteca para os paraenses) e também um boneco colorido feito de cimento com o apelido de "Teu Pai". Naquela época a praça tinha outra cara, pois dado o carinho que o Senhor Raimundo dedicava à jardinagem e ao paisagismo, como se dizia na linguagem da época, a praça do Bacuri era um "brinco". Dava gosto de se ver. Não raro, depois de uma noite à mercê dos vândalos de plantão, aparecia na manhã seguinte, o boné do boneco quebrado, às vezes o braço, um pedaço do pé tirado e os olhos dos sapos quebrados. Ah, havia também cogumelos, garças, uns sapos menores e muitos outros enfeites ao redor das vielas da praça, feitas com pedra brilhosa da praia.
Do bicho de sete cabeça me lembro bem, todos que visitavam a pequena praça queriam tirar foto perto ou montado nele. Para proteger o bicho foi montada uma maloca, uma palhoça sobre a escultura, cercaram com arame farpado. Mas, com o tempo foi tudo depredado. Hoje a praça do bacuri sofre com a erosão maritima e a cada dia perde seu território. Sem um muro de arrimo, só tem um coreto e uma luminária. Nas férias ainda continua sendo um dos points dos veranistas.

Raimundo Neves Monteiro - O Artista e sua obra.

MANOEL "SINUCA" E O "BICHO DE SETE CABEÇAS" Foto by Demetrio.

"O bicho de sete cabeças" Baía do Sol
Acervo Leonardo Polaro








Praça de Baía do Sol -  by Masharupaiva



Observe: Neste espaço com os banquinhos e as mesas de concreto,
depois do canteirinho em primeiro plano,
ficava a escultura "Dragão ou o Bicho de Sete Cabeças" de autoria do
Artista Raimundo Neves Monteiro.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

FUTEBOL NO CAMPO SANTA CRUZ EM BAÍA DO SOL

A bola rola no gramado do Santa. As equipes disputam o troféu da 4ª Copa de Verão. Eis alguns nomes dos times: Cariazal, Veterano, Quentinha, Rola Cançada, Realmatismo, Vila Leó, Vila Nova, Os Malas, Fazendinha, Bahía, Santa Rita, Boca Jr etc.







MEUS AMIGOS DE BAÍA DO SOL

SABOR DO FRANGO - BAÍA DO SOL
Essa galera é de fé. Meus irmãos camaradas. Quando a fome apertar, é só acionar essa equipe e você terá o seu almoço garantido. Quem chega à Baía do Sol, encontra na Rodovia BL-13, ao lado da Panificadora e Mercadinho Serve Bem, o melhor Frango Assado dessas bandas. Eles estão aquí, aos sábados, domingos e feriados e no mês de Julho.


JADER,  JEFERSON E ZÉ CARLOS

JEFERSON DE PLANTÃO - SEU ALMOÇO TÁ GARANTIDO


OS SONS QUE ROLAM EM BAÍA DO SOL - FÉRIAS DE JULHO

A galera agita, balança e a diversão fica a cargo do grande Dragão sob o comando DJ Bruno Paixão, que manda as balas, os mixes os medleys e todos os sons que embalam todas as gerações.
DJ BRUNO PAIXÃO NO COMANDO

MEGATORRE DO DRAGÃO E A EQUIPE DE DJs NOTA 1000

ALTAS MIXAGENS

DIVERSÃO É O QUE IMPORTA. APROVEITA-SE ATÉ OS ÚLTIMOS MINUTOS DAS FÉRIAS EM BAÍA DO SOL

MEGA TORRE DO DRAGÃO

DJ BRUNO PAIXÃO